POSTURA NA MOTO.

Comece por se posicionar de forma ereta na moto, com braços semi flexionados, e joelhos junto ao tanque. Desloque o quadril para o lado da curva que pretende realizar. O deslocamento é pequeno, apenas alguns centímetros são suficientes. De acordo com o biótipo físico, uns se deslocarão mais que outros – o melhor posicionamento é obtido através da experimentação. Acerte a posição do pé do lado da curva, apoiando o na pedaleira aproximadamente na junta dos dedos. Ele deve ser apoiado de tal forma que o calcanhar possa se apoiar na parte interna da moto, deixando o pé apontado para fora. Essa posição favorece a abertura do joelho, que dificilmente se afasta do tanque se o pé na pedaleira for mantido paralelo ao eixo da moto. Por fim, a cabeça que se manteve no centro da moto também se desloca para o lado interno da curva, posicionando-a junto com o tronco de maneira que a linha de visão fique aproximadamente alinhada com a manopla do lado da curva. Pronto! Esse é o pêndulo, mas conseguir o controle da moto estando assim deslocado, requer horas de prática. Não existe uma ordem cronológica que determine esse posicionamento – deve se buscar o que melhor funciona para você. Particularmente, começo por acertar a posição do pé, e ajeito o quadril e tronco praticamente ao mesmo tempo. Conversando com outros pilotos, notei que cada um usa a técnica que acha mais confortável. O joelho deve ser aberto sempre no máximo que se conseguir, sem ser exagerado. Evite forçá-lo para baixo na tentativa de encostá-lo no chão prematuramente – busque um posicionamento padrão e treine a inclinação conscientemente através do contra-esterço. Em pouco tempo consegue-se obter o primeiro toque da “saboneteira” no solo, e é um evento que nunca mais se esquece.

****alguém concorda? ****

Esta entrada foi publicada em Motociclismo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.