Muitos motociclistas desconhecem os ajustes que precisam ser feitos na suspensão da moto. É importante destacar que o procedimento não diz respeito a modificações estéticas, mas sim ao funcionamento desse componente, estilo de pilotagem e peso do condutor.
Diferentemente do que ocorre com carros, essa é uma alteração relativamente simples de ser feita em uma oficina mecânica especializada. Neste post, apontaremos alguns dos principais aspectos envolvendo o ajuste da suspensão para moto e os benefícios de fazê-lo corretamente! Acompanhe!
Suspensão da moto e o ajuste SAG
Uma vez que o SAG estiver incorreto, a suspensão de moto não trabalhará de maneira eficiente. O ajuste SAG é classificado por meio de três fatores:
- pré-carga:éa carga que incide na mola antes de o amortecedor ser instalado na moto. Isso quer dizer que não temos nenhum peso sobre ele;
- SAG: é o deslocamento observado quando o peso do piloto e de seus equipamentos é adicionado sobre a moto;
- SAG Livre: aqui temos o deslocamento apresentado pela suspensão com relação ao peso da moto, isto é, sem o motociclista.
Se o SAG for maior que o indicado, deve-se aumentar a pré-carga da mola. Agora, se o SAG for menor, deve-se diminuir a pré-carga da mola. O ajuste SAG não é um procedimento tão simples. Motocicletas nacionais e importadas seguem uma tabela para o cálculo da porcentagem de curso das suspensões.
Suspensão traseira de moto ou dianteira: fique atento ao ajuste de acordo com o peso
Para regular a suspensão de moto de acordo com o peso, deve-se considerar onde ela é mais usada, ou seja, em que tipo de estrada. Os itens necessários para o ajuste são: fita métrica, paquímetro para pré-carga frontal e chaves de fenda.
Também é fundamental que a moto esteja em perfeitas condições (revisada). O ajuste da suspensão em relação ao peso do piloto possibilita uma direção mais segura e confortável. Por outro lado, sair ajustando coisas aleatoriamente pode trazer mais problemas do que soluções.
Suspensão dianteira da moto: ajuste de compressão
Durante um processo de frenagem ou no momento que a moto passa por ondulações na pista, a suspensão de moto dianteira é comprimida para conseguir manter a estabilidade da motocicleta. Em determinadas situações, quando a suspensão está muito macia, a moto pode desestabilizar. O contrário disso provoca impactos e trepidações em excesso.
Nesse sentido, para regular a suspensão dianteira da moto é preciso ajustar a pré-carga fazendo a medida do deslocamento do amortecedor na bengala. Isso pode ser realizado utilizando uma braçadeira plástica na bengala e pilotando para analisar o quanto ela está se movimentando nas frenagens e curvas.
Benefícios da suspensão de moto ajustada
Não importa o modelo, suspensão é coisa séria e precisa estar sempre regulada conforme as necessidades do piloto. Com tudo feito corretamente, a tração é melhorada, temos mais conforto e controle ao pilotar e, claro, uma melhora no desempenho geral. Se isso ainda for pouco, considere que pneus, rolamentos e outros componentes da motoganham em durabilidade com as alterações.