A VIDA É FEITA DE TORQUE, NÃO DE POTÊNCIA.

 

As fichas técnicas das motos costumam informar o torque e a potência dos modelos. Mas o que esses dois conceitos realmente significam? Ambos têm a ver com o funcionamento do motor. O torque está relacionado à força que o propulsor pode produzir, enquanto a potência é a rapidez com a qual ele pode trabalhar.

Torque é o nome dado à força produzida por corpos em rotação. Também é a força que faz as coisas girarem. Quando se gira uma porta, ou uma chave na fechadura o que se faz é aplicar um torque ao objeto. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de torque é o Newton-metro (N m), já no Brasil, a unidade mais comum é o quilograma força metro (kgfm), que unem uma unidade de força – Newton no SI, e quilograma força no caso do Brasil – e uma de comprimento – o metro  nos dois casos.

Quanto maior for o torque máximo, mais forte é o motor. Ao comparar dois propulsores, o que tiver o maior torque, será o mais forte, independente do tamanho, tipo ou sistema de injeção. A tendência mundial é criar motores que tenham o torque mais alto possível em todos os regimes de rotações.

Enquanto o torque representa a capacidade de arrancar rapidamente, é a potência que permite que o carro chegue a altas velocidades. A potência máxima, cuja unidade é o cavalo vapor (cv), é o maior resultado obtido na multiplicação do torque pelas rotações nas quais ele  é gerado.

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